Ensaios sobre a ingorância

abril 11, 2014

Foto Vasco Szinetar

Convidado para a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2010, o jornalista peruano Julio Villanueva Chang revelou, em entrevista concedida a Sylvia Colombo, do jornal Folha de São Paulo, como escolhe os personagens de seus perfis:

Por razões tão evidentes como misteriosas. Há algo exemplar que me fascina neles e que tento explicar a todos. Mas, às vezes, há algo deles que tem a ver comigo e que não posso explicar nem sequer a mim mesmo. A história do prefeito cego é a de um homem que perdeu a visão quando criança e que desde então luta para ser tratado como pessoa normal. Escrevo sobre o que não entendo e cada um dos meus perfis é também um ensaio sobre a minha ignorância. O que me atrai num personagem é o fato de encarnar uma ideia contraditória e inexplicável e que sua vida não explique somente a ele, mas a muitas pessoas.
Em abril, a Editorial Germinal imprime duzentos exemplares do De Cerca Nadie Es Normal, uma compilação extraída do primoroso Elogios Criminales. O editor da revista Etiqueta Negra lançará a pequena coletânea amanhã, dia 12, na Central FIA Letras, Costa Rica. Os números serão distribuídos somente nos países da América Central.
Elogios Criminales reúne grandes reportagens que fez com figuras singulares com destaque para os perfis do chef espanhol Ferran Adrià, do dentista do escritor colombiano Gabriel García Márquez e do tenor peruano Juan Diego Flórez. O livro é uma referência. O problema é encontrar, mas vale a tentativa.
De Cerca Nadie Es Normal
 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: