Para Luiz Maçãs

abril 29, 2011

Na quinta-feira passada, dia 21 de abril, eu soube da morte do ator Luiz Maçãs. Ele interpretou, em 1991, um dos personagens marcantes de minha meninice, o Armando Rosas, de A História de Ana Raio e Zé Trovão. Chorei tomada por uma sensação de perda profunda. Estranho pensar que já faz 15 anos desde o falecimento do ator e eu nunca tinha ouvido nada a respeito. Maçãs partiu com 33 anos, em julho de 1996. Pouco se sabe sobre a causa da sua morte. Isso tampouco importa. O que me abalou foi a notícia: ele se foi.

Vira e mexe, lembro dele em cena: rosto expressivo, voz suave, olhos vibrantes. Um toque de poesia na trama escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar. Poucas vezes vi, na televisão, um personagem tão grandioso em sua simplicidade. Por onde passava deixava aquele rastro de força e brilho próprios das pessoas que se entregam a quem são com verdade. Armando trazia no semblante a intensidade que sente o artista por ser artista, criatura pulsante, à flor da pele, um mágico dos ares, que corta o sol com uma lágrima, toca a terra com um sorriso. Ele era assim, prosador mambembe, homem criador de estrelas.

O que dizer mais? Quem deu ao personagem a forma autêntica foi o Luiz Maçãs. Este rapaz garboso que eu tive o prazer de ver apenas uma vez na vida. Era dono de um talento do tipo que a gente reconhece com um sutil bater de olhos. Deixou, para mim, um legado por meio de seu personagem. Obrigada Luiz. Parabéns por quem foi. Estará sempre em minha companhia trajado de Rosas.

Encontrei uma sequência de cenas do Armando na novela. A marca de que falo está espalhada por todos os trechos, interpretados com delicadeza pelo ator. Publico também a versão da música tema do personagem. Jayme Monjardim, diretor do núcleo do folhetim, escolheu para Armando a canção de Hans Zimmer composta para clássico Driving Miss Daisy.

Minha homenagem a você Luiz. Grande abraço.

1.

2.

 

2 Responses to “Para Luiz Maçãs”

  1. diogo Says:

    Olha, muito obrigada por fazer este post sobre o Luiz Maçãs. Só tenho 16 anos e amo ele! Todo dia vejo vídeos dele na net. Meu sonho é visitar o seu lugar de descanso. Um beijo e até a próxima


Deixe um comentário

