Estação Ecológica de Carijós

março 23, 2011

Florianópolis

Com a finalidade de chamar a atenção para ações que visam a conservar a natureza, publico no blog um material que apresenta ao leitor a Estação Ecológica (ESEC) de Carijós. O acervo de fotos da mostra Os Ciclos da Vida foi exposto em locais estratégicos de Florianópolis, levando ao conhecimento da sociedade o trabalho desenvolvido pela ESEC em parceria com o Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza (IC), ONG que há mais de uma década desenvolve projetos socioambientais na capital catarinense e em Unidades de Conservação situadas no litoral do Estado.

Na época de publicação da reportagem que segue abaixo, eu trabalhava como assessora de comunicação do IC. Tive a oportunidade de acompanhar e participar das atividades promovidas pela instituição. Foi uma experiência fantástica. Abraçar a causa e levantar a bandeira por um mundo melhor e mais verde me trouxe um aprendizado único e especial.

Pude vivenciar cada passo dado diariamente pela equipe do Instituto Carijós, que com afinco e profissionalismo, transforma o sonho em realidade, entregando-se e levando para milhares de pessoas um exemplo de vida e uma mensagem consciente de que juntos podemos fazer do planeta um verdadeiro lar. A palavra lar é abrangente e dá a quem a conhece intimamente a certeza do pertencimento. Sinto-me privilegiada por ter estado ao lado de tanta gente nesta luta incansável e fundamental.

_________________

Fotos Anselmo Malagoli

* Matéria publicada originalmente na versão impressa do Cacarijós nº 13 – Informativo do Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza, em janeiro de 201o.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA OS CICLOS DA VIDA CONQUISTA A ILHA DE SANTA CATARINA

Mostra atrai o olhar da sociedade para a importância de conservar os ecossistemas regionais

Inaugurada em agosto de 2008, a Exposição Fotográfica Itinerante Os Ciclos da Vida completou, em novembro, 15 meses de sucesso percorrendo diversos locais da capital, entre eles a Reitoria e a Biblioteca da UFSC, o Beiramar Shopping, a Estação 261 Bar e Restaurante, em Jurerê Internacional, o Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina e a loja Supercenter Beira Mar da rede de supermercados Angeloni. Com objetivo de divulgar a Estação Ecológica (ESEC) de Carijós para todos os setores da sociedade, a mostra constitui uma ferramenta importante de comunicação do trabalho desenvolvido nesta Unidade de Conservação (UC).

Segundo Deisiane Delfino, geógrafa e coordenadora geral do IC, a principal meta é atingir públicos de todas as idades e origens. Três painéis com 43 fotos selecionadas retratam as belezas e os encantos da fauna e da flora da ESEC Carijós sob o olhar do fotógrafo Anselmo Malagoli. Imagens belíssimas do mais complexo ecossistema do planeta – o rastro do jacaré-de-papo-amarelo, os emaranhados das raízes dos mangues, as cores vivas dos caranguejos e a diversidade de pássaros – fazem parte do acervo.

Deisiane esclarece que a mostra ajudou também a divulgar o trabalho realizado pelo Instituto Carijós no entorno da Unidade. “Houve um aumento da procura por vagas de trabalho e de estágio na ONG, além de ser nítido o reconhecimento de nossos projetos pelas pessoas”, afirma.

O Instituto Carijós atua no desenvolvimento de projetos socioambientais há uma década em Florianópolis. “A partir de janeiro de 2010, pretendemos reformular a estrutura da exposição para que ela retome o seu itinerário”, comenta a geógrafa.

Localizada nas Bacias Hidrográficas do Rio Ratones e do Saco Grande, a noroeste da Ilha, a ESEC Carijós é uma UC federal criada em 20 de julho de 1987. Sua área de 7,12 km² abriga inúmeras espécies vegetais e animais de manguezal e restinga: o capim praturá, o caranguejo, a lontra, o marisco, a ostra e mais de 110 espécies de aves. As ações do Instituto contemplam o monitoramento, a pesquisa científica, a educação ambiental e a mobilização de toda a comunidade do entorno da Estação.

_________________

 

Para maiores informações sobre o Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza, acesse o site www.institutocarijos.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: