The danger of a single story

junho 7, 2010

Acabo de receber a atualização do blog de um amigo, o escritor e jornalista Eliziário Goulart Rocha. Entrei na página, naveguei um tanto em meio aos posts, todos muito bons, quando, de repente, dei de cara com algo absolutamente genial.  O vídeo The danger of a single story. Proferido pela nigeriana Chimamanda Adichie, o discurso é lindo, lúcido e convidativo.

Em seu blog, Eliziário escreveu:

O perigo da história única. Este vídeo traz uma reflexão interessante sobre a arte – e a responsabilidade – de contar histórias. Vale a pena.

Não apenas concordo como acrescento:

Histórias únicas criam pensamentos únicos. Devemos estar atentos. Há necessidade de focarmos reflexão na maneira como absorvemos, internalizamos e interpretamos cada pequeno detalhe desta verdadeira avalanche de informações que recebemos de todas as partes do mundo diariamente. Pergunto: quais são aquelas que nos levam a um encontro real com a identidade individual e coletiva de cada um, de cada povo, cultura e história? Somos um entre vários. Somos vários em um. Faces múltiplas de homem e de mulher que se renovam junto a cores, raças, estilos, tendências, crenças e pecados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: